Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Psicólogo Clínico Junguiano com formação pela Unicamp, terapia corporal Reichiana, Hipnoterapeuta com formação em Hipnose Ericksoniana com Stephen Gilligan.E outras formações com Ericksonianos: Ernest Rossi, Teresa Robles, Betty Alice Erickson. Formação em Constelação Familiar Sistémica pelo Instituto de Filosofia Prática da Alemanha. Uma rica e inovadora terapia divulgada em toda Europa. Professor de Hipnoterapia, além de ministrar cursos de Auto-conhecimento como Eneagrama da Personalidade e Workshop de Constelação Familiar Sistémica em todo o Brasil. Clínica em Campinas-SP. Rua Pilar do Sul, 173 Chácara da Barra. Campinas-SP F.(19) 997153536

Uma relação de ajuda

Como é bela, intensa e libertadora é a experiência de se aprender a ajudar o outro. É impossível descrever-se a necessidade imensa que têm as pessoas de serem realmente ouvidas, levadas a sério, compreendidas.
A psicologia de nossos dias nos tem, cada vez mais, chamado a atenção para esse aspecto. Bem no cerne de toda psicoterapia permanece esse tipo de relacionamento em que alguém pode falar tudo a seu próprio respeito, como uma criança fala tudo "a sua mãe.
Ninguém pode se desenvolver livremente nesse mundo, sem encontrar uma vida plena, pelo menos...
Aquele que se quiser perceber com clareza deve se abrir a um confidente, escolhido livremente e merecedor de tal confiança.
Ouça todas a conversas desse mundo, tanto entre nações quanto entre casais. São, na maior parte, diálogos entre surdos.
Paul Tournier.

domingo, 24 de julho de 2011

Hipnose Acelera Recuperação


Hipnose é usada para aliviar dores e acelerar recuperação de doentes
Por Michael Waldholz e Claudio Brandão
Para que serve a hipnose:
 • Alívio da dor;
 • Tratamento de doenças gastrointestinais;
 • Tratamento de certas condições da pele;
 • Recuperação de cirurgias;
 • Alívio de náuseas e vômitos;
 • Parto;
 • Tratamento de homofilia;
 • Tratamento de fobias.

A hipnose, freqüentemente mal entendida e quase sempre polêmica, está sendo cada vez mais empregada pela medicina tradicional, nos Estados Unidos e também no Brasil.
Nos últimos anos, surgiram numerosos estudos científicos que mostram que a mente hipnotizada pode exercer um efeito real e poderoso sobre o corpo. As novas descobertas estão levando grandes hospitais a tentar a hipnose para ajudar a aliviar a dor e acelerar a recuperação em várias doenças.
Na Universidade da Calolina do Norte, a hipnose está transformando o tratamento da síndrome do intestino irritável, uma desordem gastrointestinal geralmente de difícil tratamento, ao ajudar paciente a usar sua mente para sossegar um intestino irrequieto. Médicos do centro regional de queimaduras da Universidade de Washington, em Seattle, regularmente usam a hipnose para ajudar paciente a aliviar dores insuportáveis. Vários hospitais filiados à Escola de Medicina de harvard estão empregando a hipnose para acelerar o tempo de recuperação pós-cirúrgica. Num dos estudos mais persuasivos até o momento, um pesquisador de Harvard relata que a hipnose encurtou o tempo normal de cura de fraturas ósseas em várias semanas.
"A hipnose pode soar como mágica, mas estamos agora obtendo evidências que mostram que ela pode ser significativamente terapêutica", diz David Spiegel, um psicólogo da Universidade de Satanfor. "Sabemos que funciona, mas nào sabemos exatamente como, embora haja alguma ciência começando a descobrir isso também."
No Brasil, a hipnose também vem ganhando mais espaço na medicina tradicional, especialmente como auxiliar no tratamento de quaimaduras e no alívio da dor crônica, diz Marco Antonio Alvez Brasil. "Há uma tendência de usar a hipnose no tratamento de ansiedade, sobretudo de casos de estresse pós-traumático", disse Brasil.
Atualmente a hipnose legítima é geralmente praticada por psiquiiátras e psicólogos, embora pessoas de outras áreas médicas também estejam se especializando para praticá-la. No Brasil, a hipnose é considerada por lei um ato médico e por isso só pode ser praticado por médicos, psicólogos e dentistas, explica sofia Bauer.
A hipnose pode se resumir a uma sessào, mas geralmente são necessárias várias. Ela também está cada vez mais sendo usada para ajudar mulheres a dar a luz sem anestesia, para aplacar a dor de dente, tratar fobias e várias ansiedades, ajudar pessoas a perder peso, parar de fumar ou até mesmo conseguir melhorar resultados nos esportes ou testes acadêmicos.
Até a década passada, muitas revistas científicas tradicionais recusavam-se a publicar estudos sobre a hipnose, e os fundos para pesquisas eram difíceis de conseguir. Isso está mudando. Spiegel por exemplo, é co-autor de um teste aleatório amplamente citado que envolveu 241 pacientes de vários centros médicos de prestígio. Publicado vários anos atrás la Lancet, uma revista médica respeitada. O teste descobriu que pacientes hipnotizados antes da cirurgia exigiam menos medicações para ador, sofriam menos complicações e deixavam o hospital mais rápido do que um grupo similar que não recebeu hipnose.
Usando novas ferramentas de diagnóstico por imagem e mediçào de ondas cerebrais, Helen Crawford, uma psicóloga experimental do Instituto Politécnico da Virginia, mostrou que a hipnose altera a função cerebral ativando regiões específicas que controlam a capacidade de uma pessoa de concentrar a atenção. "O impacto biológico é muito real e pode ser quantificado", diz Crawford.
Ainda assim, defensores da hipnose fizem que geralmente passam um bom templo esclarecendo mitos comuns e respondendo aos céticos. A hipnose, dizem, não consegue fazer com que as pessoas façam ou digam algo contra sua vontade. Hipnotizadores confiáveis não balançam relógios na frente de seus clientes, como aparecem em vários filmes antigos. As pessoas que entram num chamado transe hipnótico nào sào, geralmente, colocadas para dormir. Pelo contrário, dizem os médicos que praticam a hipnose, elas refocam a concentração para ganhar controle maior.
Fonte: The Wall Street Jounal

Nenhum comentário:

Postar um comentário