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Campinas, São Paulo, Brazil
Psicólogo Clínico Junguiano com formação pela Unicamp, terapia corporal Reichiana, Hipnoterapeuta com formação em Hipnose Ericksoniana com Stephen Gilligan.E outras formações com Ericksonianos: Ernest Rossi, Teresa Robles, Betty Alice Erickson. Formação em Constelação Familiar Sistémica pelo Instituto de Filosofia Prática da Alemanha. Uma rica e inovadora terapia divulgada em toda Europa. Professor de Hipnoterapia, além de ministrar cursos de Auto-conhecimento como Eneagrama da Personalidade e Workshop de Constelação Familiar Sistémica em todo o Brasil. Clínica em Campinas-SP. Rua Pilar do Sul, 173 Chácara da Barra. Campinas-SP F.(19) 32950381

Uma relação de ajuda

Como é bela, intensa e libertadora é a experiência de se aprender a ajudar o outro. É impossível descrever-se a necessidade imensa que têm as pessoas de serem realmente ouvidas, levadas a sério, compreendidas.
A psicologia de nossos dias nos tem, cada vez mais, chamado a atenção para esse aspecto. Bem no cerne de toda psicoterapia permanece esse tipo de relacionamento em que alguém pode falar tudo a seu próprio respeito, como uma criança fala tudo "a sua mãe.
Ninguém pode se desenvolver livremente nesse mundo, sem encontrar uma vida plena, pelo menos...
Aquele que se quiser perceber com clareza deve se abrir a um confidente, escolhido livremente e merecedor de tal confiança.
Ouça todas a conversas desse mundo, tanto entre nações quanto entre casais. São, na maior parte, diálogos entre surdos.
Paul Tournier.

sábado, 19 de março de 2011

Brasinha


Indicação: Raivas são tristezas
Era uma vez um peixinho chamado Brasinha. Vivia num mar distante, não muito grande, mais cheinho de peixes.
Morava com seus pais. Papai-peixe e mamãe-peixe eram bastante severos.
Não se sabe por que, eles o impediam de fazer uma porção de coisas. Talvez com medo de que se machucasse ou se perdesse. Eles não lhe explicaram isso claramente, pois os pais-peixes não falam muito. Não é à toa que se diz, às vezes:
- “Mudo como um peixe”!
Brasinha era repreendido por nadar, brincar, fazer barulho com a boca.
Logo, passou a achar que não fazia nunca o que era preciso. Muitas vezes se perguntava se seus pais eram mesmo “pais verdadeiros”, de tanto que os achava severos e foi se tornando um peixinho muito triste.
Às vezes, sentia-se sobrando. Tinha medo demais, sobretudo de pai, da mãe, tinha menos, mas mesmo assim… Além do mais, falar com quem? Os outros peixes não pareciam senti-lo!
Sabem o que Brasinha fazia quando chegava à escola? Rápido, nadava na direção dos outros peixes, no pátio da escola e os mordia, assim: cratch, cratch! Dava-lhes tapas nas costas, com as nadadeiras e com a cauda. Jogava água em seus olhos, para que chorassem. É, os peixes também choram. A gente só não vê, porque as lágrimas se misturam com a água do mar.
Todos os outros peixes ficavam espantados ao ver Brasinha morder e bater desse jeito e tinham medo dele. Era desse jeito que funcionava dentro dele: porque tinha medo do pai e um pouco de medo da mãe, então fazia medo aos outros peixinhos.
Mas, bem no fundo, ele estava muito triste. A raiva apenas escondia a tristeza. Se vocês soubessem como é triste a tristeza ed uma criancinha-peixe! É triste de tal maneira que, às vezes, a água do mar até fica cinzenta ou preta.
Um dia, a mestra dos peixes, se aproximou de Brasinha:
- “Estou vendo como você bate-nos outros peixinhos. Aliás, na maioria das vezes, impedi você de fazer isso. Não quero que seus colegas tenham medo de você.
Tenho observado que está sempre cheio de raiva. Em alguns dias, uma grande raiva, vermelhinha. Ontem a noite, antes de me deitar, pensei em você, refleti bastante e, então, tive uma idéia: trouxe para você uma caixa, onde poderá colocar toda a sua raiva. Todos os peixinhos vão poder colocar sua raiva nessa caixa. Quando você chegar de manhã, pode por a raiva na caixa e, de tarde, se você quiser, pode pegá-la e levá-la para sua casa. Se você quiser, pode deixar a raiva dormir aqui na escola. Na manhã seguinte, ela estará descansada… Há outras caixas também, uma para cada sentimento.
Brasinha olhou muito espantado para a mestra. Não sabia que existiam caixas para a raiva, para o medo, para a tristeza, para o amor e para a alegria… aliás, nem sabia que as coisas que a gente sente têm nomes…
Não disse nada, mas no dia seguinte, chegou com uma conchinha pequenina que encontrou no caminho da escola, bem no fundo do mar.
Disse à mestra:
- “Professora, eu queria colocar minha tristeza desta manhã na caixa da raiva”.
A mestra, uma sábia muito vivida, ao observar a concha, percebeu que, pelo contrário, ela expressava mais tristeza do que raiva. Ela sabia que as raivas são tristezas que não podem se expressar de outras maneiras. Assim, pediu licença para colocar a conchinha dentro da caixa da tristeza.
Outras professoras das escolas de peixes também adotaram o costume de apresentar caixas para acolher os sentimentos dos alunos, para que não ficassem carregados, possuídos ou poluídos, o dia inteiro, ruminando pensamentos. Acho que assim também poderia acontecer com as crianças humanas.
Por ora, assim termina a história do peixinho que carregava uma raiva tão grande.. que poderia engolir o mar inteirinho – de tanta tristeza que sentia.
Citado em “Contes à guerir, contes à grandir”, de Jacques Salomé, Éditions Albin Michsl, Paris, 1993
Tradução: Maria Otilia Bosson
Adaptação: Cecíclia Caram
Contribuição: Gislayne Matos

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