Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Psicólogo Clínico Junguiano com formação pela Unicamp, terapia corporal Reichiana, Hipnoterapeuta com formação em Hipnose Ericksoniana com Stephen Gilligan.E outras formações com Ericksonianos: Ernest Rossi, Teresa Robles, Betty Alice Erickson. Formação em Constelação Familiar Sistémica pelo Instituto de Filosofia Prática da Alemanha. Uma rica e inovadora terapia divulgada em toda Europa. Professor de Hipnoterapia, além de ministrar cursos de Auto-conhecimento como Eneagrama da Personalidade e Workshop de Constelação Familiar Sistémica em todo o Brasil. Clínica em Campinas-SP. Rua Pilar do Sul, 173 Chácara da Barra. Campinas-SP F.(19) 997153536

Uma relação de ajuda

Como é bela, intensa e libertadora é a experiência de se aprender a ajudar o outro. É impossível descrever-se a necessidade imensa que têm as pessoas de serem realmente ouvidas, levadas a sério, compreendidas.
A psicologia de nossos dias nos tem, cada vez mais, chamado a atenção para esse aspecto. Bem no cerne de toda psicoterapia permanece esse tipo de relacionamento em que alguém pode falar tudo a seu próprio respeito, como uma criança fala tudo "a sua mãe.
Ninguém pode se desenvolver livremente nesse mundo, sem encontrar uma vida plena, pelo menos...
Aquele que se quiser perceber com clareza deve se abrir a um confidente, escolhido livremente e merecedor de tal confiança.
Ouça todas a conversas desse mundo, tanto entre nações quanto entre casais. São, na maior parte, diálogos entre surdos.
Paul Tournier.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Transtorno bipolar, distúrbio bipolar. Campinas

Tratamento de transtorno bipolar em Campinas.
O quadro clínico nas reações de transtorno bipolar (maníaco-depressivas) é colorido pela disposição emocional do paciente, que pode ser de entusiasmo ou depressão. Nesse quadro afetivo pode haver vários sintomas psicológicos e comportamentais.

Nas reações maníacas existem sentimentos de muito otimismo, acompanhados por aceleração de processos de pensamento e atividades motoras. O paciente fala alto e fica agitado, parece ter energia e entusiasmo sem limites, e participa de todos os tipos de atividades. Apresenta dificuldade de concentração, distrai-se facilmente, e muda rapidamente de tendência de pensamento e atividade. O seu julgamento é imperfeito e as restrições sexuais são reduzidas. Os delírios de grandeza são comuns. Pode-se se ver como o senhor do mundo, o mais notável cientista que já houve, ou um grande profeta que pode resolver os problemas de toda a humanidade.

Nas reações de depressão, o paciente tem um sentimento de profunda tristeza e solidão, e todo o mundo se torna cinzento e despido de alegria. Nada mais parece ter valor, tudo é dominado pelo vazio, apenas coisas más podem ser esperadas. O comportamento e os processos de pensamento se tornam lentos. O paciente fala lentamente e com voz monótona. Limita-se a respostas rápidas as perguntas que lhe são feitas.

Raramente faz perguntas; evita pessoas e tem uma expressão facial desatenta e uma postura curvada. São comuns os delírios hipocondríacos e de auto-acusação. O paciente pode acusar-se de ter cometido vários crimes, ter participado de atos sexuais imorais, terem sido egoísta e desumano com relação a pessoas amadas. Sente-se culpado de pecados imperdoáveis, e considera-se como pessoa fundamentalmente sem valor e que não pode continuar a viver.

Pode estar convecido de ter uma doença incurável, de que seus órgãos internos desapareceram ou que estão apodrecendo, que seu corpo esta passando por mudanças estranhas.

Nas reações de transtorno bipolar mais grave comumente se observam alucinações. Muitas vezes são um pouco fragmentadas e podem incluir grande amplitude de conteúdo como: (...) conversar com Deus, ouvia frases de pessoas mortas, vê o demônio e as chamas do inferno, pessoas falando através do estomago.

Aproximadamente 75% por centro dos casos de depressão apresentam idéias de suicídio e aproximadamente de 10% a 15% tentam de fato.

Embora os pacientes maníacos possam tornar-se hostis se sofrerem interferência, e embora possam praticar ataques físicos contra outras pessoas, raramente matam alguém.

Comparadas às outras psicoses, as reações de transtorno bipolar são de curta duração. Geralmente aparece sob a forma de ataques que se desenvolvem, depois o paciente geralmente volta a um estado de normalidade sem apresentar deterioração mental.
Tratamento de Transtorno bipolar em Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário