Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Psicólogo Clínico Junguiano com formação pela Unicamp, terapia corporal Reichiana, Hipnoterapeuta com formação em Hipnose Ericksoniana com Stephen Gilligan.E outras formações com Ericksonianos: Ernest Rossi, Teresa Robles, Betty Alice Erickson. Formação em Constelação Familiar Sistémica pelo Instituto de Filosofia Prática da Alemanha. Uma rica e inovadora terapia divulgada em toda Europa. Professor de Hipnoterapia, além de ministrar cursos de Auto-conhecimento como Eneagrama da Personalidade e Workshop de Constelação Familiar Sistémica em todo o Brasil. Clínica em Campinas-SP. Rua Pilar do Sul, 173 Chácara da Barra. Campinas-SP F.(19) 997153536

Uma relação de ajuda

Como é bela, intensa e libertadora é a experiência de se aprender a ajudar o outro. É impossível descrever-se a necessidade imensa que têm as pessoas de serem realmente ouvidas, levadas a sério, compreendidas.
A psicologia de nossos dias nos tem, cada vez mais, chamado a atenção para esse aspecto. Bem no cerne de toda psicoterapia permanece esse tipo de relacionamento em que alguém pode falar tudo a seu próprio respeito, como uma criança fala tudo "a sua mãe.
Ninguém pode se desenvolver livremente nesse mundo, sem encontrar uma vida plena, pelo menos...
Aquele que se quiser perceber com clareza deve se abrir a um confidente, escolhido livremente e merecedor de tal confiança.
Ouça todas a conversas desse mundo, tanto entre nações quanto entre casais. São, na maior parte, diálogos entre surdos.
Paul Tournier.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Afrodite

Afrodite é uma divindade de características orientais, cujo culto foi provavelmente introduzido na Grécia pelos Fenícios, a partir das suas feitorias, Uma delas estabelecera-se na ilha de Cítera, próxima do Peloponeso. Por estas razões, Afrodite é muitas vezes assimilada à deusa fenícia Astarte.

A deusa da beleza Deixando trabalhar a sua imaginação sobre o nome, de origem asiática, da deusa, que para eles evocava a palavra aphros (espuma), os Gregos criaram a lenda de Afrodite nascida da espuma das ondas, depois da mutilação de úrano. Zéfiro, o vento fresco que sopra de oeste, avistou-a quando ela saía das ondas, não muito longe da Palestina. (Elateria dado o seu nome hebraico, Yafa, que significa "Beleza", àantiga cidade de Jafa.)

Jamais se tinhavisto uma beleza tão deslumbrante: a sua pele era de uma brancura do leite, os seus cabelos eram de ouro, os seus olhos cintilavam, as suas formas eram verdadeiramente harmoniosas e libertava do seu corpo um perfume de flor. Zéfiro recolheu-a numa concha de madrepérola e conduziu-a à ilha de Chípre. Aí, entregaram-a nas mãos das Horas, as estações benéficas, que a educaram e depois a vestiram com roupagens preciosas, ornando-a com jóias, a fim de conduzi-la junto dos imortais.

Quando ela apareceu no Olimpo, os deuses, extasiados de admiração, proclamaram-na deusa da beleza e do amor. O poder de Afrodite irá manifestar-se em todo o Universo. A sua soberania exercer-se-á sobre o céu e sobre o mar, sobre as plantas e sobre os animais, sobre os homens e sobre os deuses.

As outras deusas, no entanto, viram com algum desagrado à completa submissão, extasiada, dos deuses e dos homens perante Afrodite (se bem que Hera, por exemplo, não tivesse nenhum escrúpulo em pedir à deusa o seu cinto ornado de ouro, dotado de um irresistivel poder, quando queria reconquistar os favores do seu volúvel marido). E, um dia, elas aproveitaram a ocasião para lhe disputar a sua coroa.

Durante o banquete de núpcias de Tétis e de Peleu, para o qual os deuses tinham sido convidados, a Discórdia, Eris, lançou para o meio dos convivas uma maçã, na qual figurava a inscrição: "à mais bela". Hera e Atena opuseram-se, imediatamente, a Afrodite, cada uma delas reivindicando a maçã e o título. Zeus convenceu-as a remeter esta questão à apreciação de um mortal, e foi eleito como juiz o Troiano Páris, filho do rei Príamo.

Hermes conduziu as três deusas junto dele, numa altura em que este vigiava os seus rebanhos no monte Ida, na Frigia. Hera fez valer a sua arrogante beleza e ofereceu a Páris o Império da Ásia; Atena, dotada de uma beleza severa, garantiu a invencibilidade do príncipe troiano; Afrodite, soltando as fivelas que prendiam a sua túnica, desnudou o seu peito e prometeu a Páris o amor da mais bela mulher do mundo.

Sabemos qual foi o julgamento de Páris: Afrodite recebeu a maçã e o Troiano, em recompensa, conseguiria seduzir a bela Helena, esposa do rei de Esparta, Menelau. Este episódio marcou a origem da guerra de Tróia, horrível carnificina na qual Hera e Atena participaram, ao lado dos Gregos, a fim de vingar o seu despeito. Quanto a Afrodite, combateu no campo troiano - salvando, particularmente, Páris no decurso de um combate singular contra Menelau - tendo, entre outros motivos, o facto de Eneias, seu filho, se encontrar entre os guerreiros de Tróia.

A deusa do amor Com efeito, a deusa inspiradora do amor não era, por sua vez, invulnerável. Assim, a beleza "digna dos deuses" do Troiano Anquises fascinou-a, a ponto de ela lhe dar um filho. Este, após a queda de Tróia, ficou responsável pela perpetuação da sua raça e da sua pátria, transferindo-as para Itália, no Lácio, onde, mais tarde, os seus descendentes fundariam Roma.

A primeira paixão de Afrodite parece ter sido inspirada pelo jovem Adónis, cuja morte trágica ela chorou amargamente. Mais tarde, seduz Faetonte, filho de Eos, e faz dele o guarda-nocturno do seu santuário. Amou ainda, igualmente, Cíniras, rei de Chipre, conferindo-lhe opulência e longevidade.

Mas os caprichos de Afrodite não pouparam sequer o Olimpo. Com efeito, após a sua aparição, todos os deuses se sentiram tomados por uma paixão súbita, mas foi Hefesto, o mais desfavorecido de todos, que a levou ao altar. É evidente que a deusa não perdeu tempo, nem teve dificuldades para encontrar, no mesmo lugar, outros divertimentos e compensações. Assim, seduziu Hermes, que lhe deu um filho, cujo nome simboliza a união dos seus dois nomes: Hermafrodito. Mas a sua grande paixão foi Ares, deus da guerra, de quem teve numerosos filhos, entre os quais figura Eros, o malicioso perturbador do coração dos deuses e dos homens.

Assim, é com profundo conhecimento de causa que Afrodite se dedica a suscitar o desejo amoroso entre os homens e os deuses, levando-os, por vezes, à loucura. É ela que provocará um desvario criminoso no espírito de Helena, induzindo-a a abandonar a sua pátria. É ela que causará uma alucinação transgressora no espírito de Medeia e de Ariana, levando-as a atraiçoar o seu pai. É ela que conduzirá Fedra a uma paixão incestuosa, para já não falar de Pasífae, a quem inspirou uma união monstruosa. Para além de tudo isto, e vingando-se daquilo que ela considerava ser uma homenagem insuficiente à sua personagem, condenou Leda e toda a sua descendência a paixões cruéis e sangrentas.

No entanto, ela é bem benevolente para todos aqueles que a veneram. Concede beleza e sedução ao marinheiro Fauno, a fim de que ele possa conquistar o amor da poetisa Safo, e dá vida à estátua de marfim esculpida por Pigmalião, rei de Chipre.

O cortejo de Afrodite Afrodite, igualmente chamada Cípris (a Cipriota, sendo o seu principal centro de culto Pafos, uma antiga colónia fenícia, situada na ilha de Chipre) ou Citereia (do nome da ilha de Cítera, onde ela gostava de viver: conhece o célebre Embarque para Cítera, terra dos amores), é acompanhada de um cortejo de servidores e de servas que encarnam os prazeres e o encanto do mundo. Entre elas encontram-se as Cárites, que têm uma personalidade e atributos bem definidos: a estas três Graças compete velar pela toilete da deusa e garantir a sedução e a alegria à sua volta.

Afrodite foi, sucessivamente, representada envolta em finos véus, seminua e integralmente nua (a partir de Escopas e de Praxíteles, séc. iv a. C.). Os artistas (como Botticelli, Ticiano, Velásquez, Rubens, etc.) apresentam-na, geralmente, envolvida nas suas flores preferidas, a rosa e a murta, e acompanhada dos seus animais favoritos, as pombas, que ela atrelava ao seu ágil carro.

Fonte: Dicionário de Mitologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário